Notícia
Ao abandonar o governo de São Paulo para articular anistia a golpistas, em Brasília, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deixou para trás também os compromissos assumidos com trabalhadoras e trabalhadores da saúde.
A primeira promessa dentre as reivindicações apresentadas pelo SindSaúde-SP em mesa de negociação que aconteceu nos dias 15 e 17 de julho, após as mobilizações de 48 horas nas unidades de saúde, já venceu e não foi cumprida: o crédito da Bonificação por Resultados, que deveria ocorrer no pagamento de setembro. Com isso, é hora de retomar a mobilização da categoria.
A entidade convoca as bases para um Conselho Ampliado de Delegados Sindicais de Base, que acontecerá no dia 24 de setembro, às 9 horas, no Auditório do Centro Integralidade do Hospital do Servidor Público Estadual para definir os próximos passos da campanha salarial.
Cobrança – Imediatamente após o vencimento do prazo, o presidente do sindicato, Gervásio Foganholi, entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e com o Secretário Executivo da Casa Civil, Fraide Sales, que garantiu o pagamento até o final do mês e alegou falhas associadas à Secretaria da Saúde durante o processo.
Porém, o dirigente alerta para a necessidade de os profissionais da saúde manterem a pressão. “O governador precisa lembrar que a principal preocupação dele deveria ser cuidar do estado para o qual foi eleito e isso inclui a saúde”, criticou.
Além da bonificação, outros pontos negociados também foram lembrados por Gervásio durante a conversa e segundo o secretário, os prazos serão cumpridos conforme as datas apresentadas pela gestão Tarcísio.
O governo apontou que em 15 de setembro divulgará o reajuste do Auxílio-alimentação, que seguem em R$ 12 desde 2018.
Outro acordo discutido foi a Gratificação pelo Desempenho e Apoio à Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Gdamspe). Foi instituído um grupo de trabalho e a gestão paulista apontou que haverá a apresentação de um novo valor a ser pago até 15 de outubro.
O governo garantiu ainda que o novo valor do Prêmio de Incentivo será pago até dezembro.
A gestão Tarcísio também garantiu que os problemas burocráticos que impediram a efetivação do concurso de promoção foram resolvidos e que será efetivado para todas as autarquias e secretarias que tenham profissionais da área técnica (Lei Complementar 1.157/2011). Assim como o “‘problema técnico”’ relacionado ao eSocial que ocasionou o calote ao FGTS e ao INSS.
Conselho Ampliado de Delegados Sindicais de Base
Data: 24 de setembro, às 9h
Onde: Av. Ibirapuera, 1215 - Indianópolis, São Paulo