Notícia
Dois grandes nomes, da música e do cinema, nos deixaram recentemente. Nesta sexta-feira (5), Silvio Tendler, “o cineasta dos sonhos interrompidos”, um dos maiores documentaristas do país, morreu no Rio de Janeiro e além de uma filha e um neto, deixa uma centena de obras que seguem a formar consciências.
Pouco menos de um mês atrás, em 8 de agosto, o grande ícone do samba, Arlindo Cruz, também faleceu e é razão de homenagem de seu filho em São Paulo e por nossa agenda cultural.
O “6tou” de hoje ainda tem dica de teatro, evento delicioso sobre a cultura amazônica e festival de cinema que valoriza a cultura afro-brasileira.
Vem com a gente!
“6tou com o SindSaúde-SP” é uma coluna cultural que conta com você para trazer seis dicas toda semana. Mande as atividades da sua região para nosso e-mail: [email protected] e se participar de alguma das nossas indicações, mande uma selfie pra gente pelas redes sociais.
MÚSICA
Um dos maiores bambas do samba carioca, Arlindo Cruz, se foi em 8 de agosto, mas a obra ficou para sempre. No sábado, Arlindinho, o filho, promove um show na Praça do Patriarca para celebrar a memória do grande sambista em apresentação gratuito.
Quando: Sábado, às 18h
Onde: Praça do Patriarca – Centro – São Paulo
Quanto: Grátis
O
Museu do Ipiranga abre as celebrações dos 130 anos do espaço com uma programação especial gratuita neste 7 de setembro. A festa inclui música, teatro, oficinas ao ar livre e visitas mediadas. O evento começa às 9h, no Espaço Esplanada, com o grupo “Sampalhaças”, que mistura música, números circenses e interação com o público. Destaque para a apresentação do CORALUSP, às 10h, e do Coral Heliópolis, às 16h.
Quando: Domingo, a partir das 9h
Onde: Museu do Ipiranga | Parque da Independência – Ipiranga – São Paulo
Quanto: Grátis
CINEMA
Parte do festival “Oju – Roda Sesc de Cinemas Negros”, o Sesc Campo Limpo exibe “Kasa Branca”. Verdadeira ode ao amor e ao poder do afeto em tempos de cinismo, a obra mostra a vida do jovem Dé, morador da Chatuba, bairro periférico do Rio de Janeiro, que enfrenta o estágio terminal da avó Almerinda, acometida por Alzheimer. Com o apoio dos amigos Adrianim e Martins, ele navega pelos desafios do cotidiano, aliado aos cuidados com a avó.
Quando: Sábado, às 14h
Onde: Sesc Campo Limpo – Tenda Praça | Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo – São Paulo
Quanto: Grátis
Uma aula para os golpistas mais vivos do que nunca em 2025, “Militares da democracia: os militares que disseram não”, demonstra que é possível ter coragem mesmo em períodos de exceção. A obra de Silvio Tendler mostra militares que lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964 e resgata por meio de depoimentos e registros de arquivos, as histórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos que foram perseguidos, cassados, torturados e mortos por defenderem a ordem constitucional.
Onde ver: Youtube (clique aqui para assistir)
GASTRONOMIA
No sábado tem mais uma edição do “Festival Vozes da Amazônia”, encontro que acontece no Museu da Imigração e reúne expressões culturais, artísticas e os saberes tradicionais de uma das áreas mais ricas do mundo. Tem música, gastronomia, artesanato, moda e muito mais. A abertura do evento acontece às 10h e nossas dicas ficam para os shows da cantora peruana Marta Galdos, às 13h, e de Mestre Solano, ícone da cultura paraense, às 15h.
Quando: Sábado, às 17h
Onde: Museu da Imigração | Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo
Quanto: Grátis
TEATRO
“Palhaçada Geral”, um dos melhores festivais de comédia do país, tem mais dois finais de semana com 50 atrações nacionais e internacionais, entre espetáculos inéditos e reapresentações. Neste final de semana, o destaque fica para “Os MequetrefE”. Na peça, quatro palhaços, todos chamados Dias, vivem um dia inteiro, do despertar ao sono da noite, transformando situações cotidianas em passagens hilárias e poéticas.
Quando: Domingo, às 16h
Onde: Espaço Parlapatões | Praça Franklin Roosevelt,158, São Paulo – São Paulo
Quanto: Grátis