Notícia
Em estado de greve desde 18 de julho, após 48 horas de mobilizações nos hospitais, profissionais da saúde cobram que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) cumpra as promessas feitas em mesas de negociação realizadas em julho diante da deliberação de greve convocada pelo SindSaúde-SP.
Após encontros nos dias 15 e 17 daquele mês, representantes do governo apresentaram prazos para encaminhar pontos essenciais à categoria e no dia 26 de setembro, das 10h às 13h, ainda em local a ser definido, o sindicato promoverá uma reunião do Conselho Ampliado para discutir a retomada da pressão para o cumprimento das promessas alinhas nas conversas com a gestão estadual.
A primeira delas vence em setembro, quando a gestão Tarcísio se prontificou a realizar o pagamento da Bonificação por Resultados referente a 2024 a todos na folha de pagamento de setembro.
O governo apontou ainda que em 15 de setembro iria divulgar o reajuste do Auxílio-alimentação, que seguem em R$ 12 desde 2018.
Outro acordo discutido foi a Gratificação pelo Desempenho e Apoio à Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Gdamspe). Foi instituído um grupo de trabalho e a gestão paulista apontou que em 90 dias haverá a apresentação de um novo valor a ser pago. O prazo final é 15 de outubro.
O governo garantiu ainda que o novo valor do Prêmio de Incentivo será apresentado até dezembro.
Outros pontos – A gestão Tarcísio também garantiu que os problemas burocráticos que impediram a efetivação do concurso de promoção foram resolvidos e que será efetivado para todas as autarquias e secretarias que tenham profissionais da área técnica (Lei Complementar 1.157/2011). Assim como o “‘problema técnico”’ relacionado ao eSocial que ocasionou o calote ao FGTS e ao INSS.
O SindSaúde-SP segue mobilizado e reforça que se as promessas não forem cumpridas, a saúde irá parar!