Audiência pública debate impactos da privatização da saúde
Sindicato de

Luta e Conquistas!


    Audiência pública debate impactos da privatização da saúde
    Autor: Gabinete Dep. Estadual Luiz Claudio Marcolino
    13/06/2025

    Crédito: Gabinete Dep. Estadual Luiz Claudio Marcolino

    A crescente privatização dos serviços de saúde pública em São Paulo tem gerado sérias preocupações entre profissionais da área e a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para discutir o impacto dessas medidas para a população o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) vai realizar na próxima segunda-feira (16/06), às 17h, a audiência pública em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP).

     

    De acordo com o deputado Marcolino, com a transferência da gestão para Organizações Sociais de Saúde (OSSs), as denúncias de precarização das relações de trabalho, de problemas no atendimento e de falta de vagas não pararam.

     

    “A intenção do governador Tarcísio é o desmonte gradual dos serviços públicos essenciais e isso, tende a prejudicar a população. Porque na saúde, ter o gerenciamento de instituições que visam lucro nas unidades da atenção básica e hospitais e afastar os servidores públicos, com experiência vai resultar na perda da qualidade do atendimento”, ressalta o deputado Marcolino.

     

    Nos últimos anos, a política de terceirização adotada pelo governo estadual e por diversas prefeituras municipais tem priorizado contratos com entidades privadas para gerir equipamentos públicos de saúde. Embora o discurso oficial alegue maior eficiência e redução de custos, a realidade enfrentada por usuários e trabalhadores da saúde é marcada por filas crescentes, falta de médicos, interrupção de serviços e instabilidade trabalhista.

     

    Um dos problemas dessa privatização é a rotatividade de profissionais. A sobrecarga de trabalho aumenta com a contratação insuficiente, o que é o mesmo que o governo faz com as unidades próprias, não faz concurso público e quem fica, acaba tendo que trabalhar mais, porque o comprometimento com o paciente é prioridade. Além disso, a população mais vulnerável – que depende exclusivamente do SUS – é a mais prejudicada com a fragmentação do sistema e a priorização de metas quantitativas em detrimento da qualidade do cuidado.

     

    “A lógica de mercado está se sobrepondo ao direito à saúde garantido pela Constituição", afirmou o deputado Marcolino.

     

    Serviço:

    Evento: Audiência Pública – Saúde: A Privatização e os Impactos para o Cidadão

    Data: 16/06/2025

    Horário: 17h

    Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – Auditório Paulo Kobayashi

    Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não