Notícia
Em contação de histórias, shows, peças e experiências cinematográficas, o legado de quem resistiu e constrói caminhos será reverenciado neste final de semana em São Paulo. De peça a contação de história, a capital está cheia de possibilidades que dialogam com a cultura afrobrasileira.
Diante da luta contra o racismo, que continua necessária, reforçar o legado da população negra para a formação do Brasil e as expressões de arte é um dos caminhos essenciais para combater a estupidez do racismo.
Vem com a gente!
O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma coluna cultural do sindicato que conta com você para trazer seis dicas toda semana. Mande as atividades da sua região para nosso e-mail: [email protected] e se participar de alguma das nossas indicações, mande uma selfie pra gente pelas redes sociais.
MÚSICA
Sábado tem mais uma edição de CENTRÔ, iniciativa que leva música à região central da cidade. A partir das 12h, Preta Batuque espanta o frio com uma roda de samba, fruto de um projeto de mulheres pretas que interpretam grandes obras de compositores responsáveis pela construção da história do ritmo.
Sábado, a partir das 12h
Praça Antônio Prado – Centro histórico de São Paulo (na região da Sé)
Grátis
CINEMA
Essa é imperdível. Parte do Festival Sesc Culturas Negras, que reúne mais de 60 atividades para celebrar a diversidade e a potência criativa dos povos negros, o filme “Pantera Negra” será exibido no sábado, no Sesc Casa Verde. Apesar de uma ótima obra, até aí, sem grandes novidades, mas a diferença é que a trilha sonora ficará por conta do DJ KL Jay, dos Racionais MCs e de Guilherme Chiappeta, que mandarão som ao vivo durante a exibição do filme.
Sábado, às 15h30
Sesc Casa Verde – Av. Casa Verde, 327 - Jardim São Beto
Grátis
Festival dedicado exclusivamente a documentários sobre música, o In-Edit Brasil recebe em primeira mão o documentário “Leci”, que conta a história de uma das maiores artistas da história do samba e mostra também a militância da segunda deputada negra da história e a luta em defesa da igualdade social e contra o racismo. A estreia acontece no domingo, com presença do diretor, Anderson Lima.
Domingo, às 16h
Cinemateca – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Grátis
TEATRO
A peça “Pai contra Mãe ou você está me ouvindo?”, em cartaz no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, conta a história de Zaíra e Osvaldo. Ela, mulher, negra, grávida. Ele, homem negro, que acabou de se tornar pai. Ela está desempregada e ele acaba de conseguir emprego em uma rede de varejo, fatores que irão se conflitar e mostrar como o capitalismo ajuda a alimentar o racismo e a exclusão ao promover a competição e o individualismo até mesmo na relação entre iguais na exclusão.
Sábado, às 21h
Teatro Arthur Azevedo – Av Paes de Barros, 955 – Mooca
Grátis
Mais uma dica do Festival Sesc Culturas Negras é “Xirê de Rua”, performance coletiva da Companhia Afro Oya que reúne bailarinos e músicos e dá continuidade a um repertório que vem se destacando pela influência da ancestralidade africana para a construção da identidade sociocultural brasileira. O nome do espetáculo, Xirê, remete ao ritual do candomblé no qual os Orixás dançam e recontam suas histórias
Sábado, às 20h
Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo
Grátis
COMIDA
Quem acompanha nosso 6tou, conhece nosso compromisso com usufruir ao máximo das festas juninas e em divulgar os diversos arraiás de São Paulo. Nesta semana, nossa dica fica para a celebração que rola no Galpão Cultural Elza Soares, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Teto (MST). Tem comidas típicas com alimentos agroecológicas, brincadeiras para todas as idades e forró pé de serra.
Sábado, das 13h às 21h
Galpão Cultural Elza Soares – Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos
Grátis