Notícia
Já percebeu como a dança está em tudo? Das religiões aos ritos fúnebres, porque os povos originários do Brasil nos ensinaram que até mesmo na morte se dança para celebrar um legado.
Pois neste final de semana temos dicas para gostos diversos: de um forrozinho gostoso a um festival de dança que toma conta da capital, de música de festa junina (sim, as quermesses chegaram!) até Nando Reis de graça. O que não pode faltar é movimento porque na vida que prossegue é onde mora a transformação que a gente tanto busca.
Vem com a gente!
O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma coluna cultural semanal do sindicato que conta com você para trazer dicas. Mande as atividades da sua região para nosso e-mail: [email protected] e se participar de alguma das nossas indicações, mande uma selfie pra gente pelas redes sociais.
COMIDA
Muitas filosofias religiosas tem tríades como base. O Pai, o Filho e o Espirito Santo, no catolicismo, e Brahma, Vishnu e Shiva, no hinduísmo são alguns exemplos. Para nós aqui da redação, que não víamos a hora de se jogar nas primeiras festas juninas, a trindade fica por conta das festas de San Gennaro, Achiropita e Santa Luzia, que já estão com barracas repletas de delícias para comer e beber neste final de semana.
Festa Junina de San Gennaro
Sábado, das 17h30 às 23h
Rua San Gennaro, 214 – Mooca
Grátis
Arraiá Nossa Senhora Achiropita
Domingo, a partir das 11h
Rua Treze de Maio, 478 – Bela Vista
Grátis
Paróquia Sta Luzia e São Pio X
Domingo, 18h às 22h
Avenida Sapopemba, 1500 - Vila Regente Feijó – São Paulo
Grátis
MUSICA
Shows, feiras de artesanato, gastronomia e seminários. A 4° edição da Virada do Desenvolvimento Sustentável, criada para divulgar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), termina no domingo com show de Nando Reis, no Vale do Anhangabaú. Oportunidade ímpar para lembrar de compromisso civilizatórios que estão entre os pontos da ODS, como erradicação da pobreza extrema, acesso à água potável e o trabalho digno.
Domingo, às 18h
Vale do Anhangabau – Corredor Norte-Sul – Centro – São Paulo
Grátis
Gosta de forró? Então seu sextou pode ser no Sesc Campo Limpo, onde o Bicho de Pé se apresenta no Tenda Praça. A banca com 26 anos de estrada faz uma mistura de xote, baião, forró, maracatu e carimbó e já dividiu o palco com nomes que vão de Dominguinhos a Ivete Sangalo.
Sexta-feira, das 20h às 21h30
Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho – São Paulo
Grátis
CINEMA
A Cinemateca Brasileira promove mais uma sessão voltada às crianças, mas adultos também são bem-vindos. Especialmente quando se trata de um clássico, “A viagem de Chihiro”, animação de Hayao Miyazaki, animação que conta a história de uma garota que é obrigada a mudar de cidade com seus pais contra a sua vontade e durante a viagem se perdem e chegam a um estranho edifício, onde adentrarão um misterioso mundo de monstros e espíritos.
Sábado, às 14h
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo
Grátis
TEATRO
A peça “eXílio”, resultado das pesquisas do Coletivo Comum, aborda questões que envolvem deslocamentos forçados de pessoas por conta de guerras, violações de direitos humanos, condições climáticas e perseguições de todo tipo. As 30 cenas narram diferentes dimensões envolvendo migração e refúgio.
Domingo, às 19h
Teatro Paulo Eiró – Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Grátis
DANÇA
O centro de São Paulo recebe a 16ª edição do Festival Visões Urbanas, com atrações do Brasil, Canadá, Colômbia, Portugal, Bélgica, Japão, Cuba e Espanha até o dia 22 de junho. No sábado, o Arquivo Histórico recebe “Duo Para 2 Perdidos”, da Cia Dual, de Diadema. A seguir, a Cia Palácio das Artes de Belo Horizonte traz “In(tensões)”, seguido de “Ghost”.
Sábado, às 14h30
Arquivo Histórico Municipal – Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro
Grátis